Sines recebeu maior número de metaneiros de sempre em 2022

De acordo com o Jornal ECO, chegaram ao Terminal de Sines da REN, cerca de 70 navios metaneiros que realizaram operações de descarga de GNL – gás natural liquefeito.

Segundo osn dados da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, este foi o valor mais elevado de sempre e, comparativamente a 2021, representa um aumento de 9,4%. De acordo com o relatório sobre a qualidade de serviço do sector, divulgado esta semana, o volume de gás descarregado no terminal de GNL, em 2022, correspondeu a 9408.547 metros cúbicos, tendo a Nigéria representado 50% do total das entregas, com a chegada de 34 metaneiros.

Dos Estados Unidos chegaram 24 descargas de GNL, representando 34% das entregas, ao passo que de Trinidade e Tobago chegaram oito metaneiros. Da Rússia, chegaram ao Terminal de Sines três descargas e da Guiné Equatorial foi apenas registada uma entrega de GNL.

A ERSE indica que o valor total da energia descarregada no Porto de Sines traduziu-se em 63,3 terawatts-hora (TWh) de gás natural liquefeito (GNL), tendo o terminal de Sines injectado na Rede Nacional de Transporte de gás aproximadamente 59,9 TWh.

Deixe um comentário