MadoquaPower2X aumenta investimento em hidrogénio em Sines para 2,8 mil milhões€

Segundo avança o Jornal de Negócios, o consórcio internacional português, dinamarquês e holandês MadoquaPower2X (MP2X), liderado pela empresa Madoqua Renewables, anunciou hoje um incremento de investimento de 1,3 para 2,8 mil milhões de euros nas unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes na zona industrial de Sines, que terão uma capacidade de produção superior a 1 GW.

A Madoqua Renewables apresentou o projecto MP2X publicamente a 22 de abril de 2022, que entretanto já “alcançou marcos importantes no seu desenvolvimento” que permitiram alcançar um “elevado grau de maturidade”. Na prática trata-se de um acréscimo de 1,5 mil milhões para a segunda fase do projecto, que vão somar-se aos 1,3 mil milhões já anunciados anteriormente para implementar a primeira fase do projecto.

O projecto prevê a criação de 265 postos de trabalho permanentes e 6000 postos de trabalho indiretos a partir de 2025. A Directora não-executiva da MadoquaPower2X, Marloes Ras, salientou a ambição do projecto assente num plano de estratégico a oito anos, e lembrou que “só a primeira fase do projecto já corresponde a 20% das metas portuguesas no contexto da produção europeia de hidrogénio verde”.

A empresa irá utilizar 560 MVA para produzir anualmente 50 mil toneladas de hidrogénio e 300 mil toneladas de amoníaco verdes usando energia eléctrica renovável. Na segunda fase, o projecto utilizará uma ligação elétrica de 1400 MVA para produzir um total de 150 mil toneladas de hidrogénio e mais de um milhão de toneladas de amoníaco verdes anualmente.

O MP2X prevê a construção e operação de parques solares e eólicos dedicados à unidade industrial de Sines.

Deixe um comentário