Efacec com subestação e transformadores do projecto da Galp em Sines

Segundo avança o Jornal de Negócios, a empresa do sector energético vai fornecer dois transformadores de potência 160MVA e construir uma subestação que permitirá o fornecimento de energia à unidade de produção de hidrogénio verde da Galp.

A empresa da área da energia, nacionalizada em 2020 e vendida no final do ano passado ao fundo alemão Mutares, vai fornecer dois transformadores, ambos com potência de 160MVA, assim como será responsável pela “conceção, construção e fornecimento de outros equipamentos para uma subestação de 150kV AIS (Air Insulated Substation) e correspondentes interligações”, revelou numa a nota enviada esta quinta-feira, 9 de maio.

A subestação assegurada pela Efacec vai permitir o fornecimento de energia à nova unidade de produção de hidrogénio verde na refinaria em Sines, que já se encontra em fase de construção e cuja produção deverá arrancar em 2025, e que terá a capacidade de 100 megawatts (MW) de eletrólise.

Este projecto faz parte de um investimento de 650 milhões de euros anunciados em setembro passado por Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp.

Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, acrescenta ainda que o envolvimento da Efacec “num projecto desta magnitude, em contexto industrial e no segmento do hidrogénio verde, é um motivo de muito orgulho”.

Deixe um comentário