
Novos dados indicam que este ano, o Porto de Sines cresceu cerca de 20%, em termos homólogos, no que concerne à carga movimentada, nestes primeiros meses de 2024.
O principal factor para este aumento registado, é a situação explosiva no médio oriente, mais concretamente no Mar Vermelho, (devido aos constantes ataques por parte dos rebeldes houthis aos porta-contentores que por lá passam ), que tem ajudado à subida dos números, numa altura em que, principalmente no segmento contentorizado, existiam indícios de estagnação em relação aos volumes movimentados.
Apesar da reconfiguração de rotas resultante da actual situação geopolítica, que fez com s rota do Mar Vermelho fossem alteradas para a rota do Cabo, o que fez de Sines, um dos primeiros portos europeus no seguimento dessa rota.
O facto de haver uma situação aparente de paz social, fez com que houvesse condições para o retomar deste crescimento, pois qualquer perturbação laboral iria beneficiar outros portos que são alternativa a Sines, fazendo agudizar a estagnação registada nos últimos 2 anos, apesar dos números 2005 – 2019, indicarem como sendo um dos que maior crescimento teve nesse período em questão.