
Existe uma percepção de insegurança em Sines. Os habitantes do concelho afirmam que alterou-se para pior, e que cada vez mais não se sentem seguros, numa terra que outrora primava pela sua tranquilidade.
Carlos, 72 anos, afirmou que: “Sines já não é a mesma terra pacata de outrora, nota-se que houveram mudanças, e que as pessoas já não se sentem tão à vontade. Sinto falta dos velhos tempos, onde todos à noite, se cruzavam e conheciam, e havia outro “ar” na penumbra da noite.”
Joana, 37 anos: “Eu culpo a droga, o consumo tem aumentado e tem feito com o ambiente piorasse. É uma praga dos tempos, e não vejo acção suficiente para mudar a situação. É triste uma cidade destas perder-se aos poucos desta forma.”
Rui, 29 anos: “Tenho perdido aquela energia de sair à noite para beber uns copos. Sobretudo por causa do ambiente em que vivemos. A noite está como a cidade. Cinzenta, suja e mal cuidada.
Petra, 32 anos: “Prefiro sair de noite noutros sitios que cá. Não só pelas amizades que tenho mas também por já não me sentir bem na cidade que me viu crescer. Sines tem de ser muito mais do que é.”