
A E-Redes, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, está a investir 7,6 milhões de euros na construção de uma nova subestação e rede de alta e média tensão em Sines, anunciou a empresa.
O projecto, destinado a abastecer aproximadamente 1.800 residências e oito empresas, integra-se no sistema eléctrico nacional e deverá estar concluído até ao final do ano.
Em comunicado, a empresa detalhou que “foram já concluídos os trabalhos relativos à execução de fundações especiais, constituição da plataforma e construção das infraestruturas civis”. Actualmente, estão em andamento os “trabalhos relacionados com a empreitada eletromecânica”, revelou a E-Redes.
A nova subestação contará com uma potência instalada inicial de 31,5 MVA (megavolt-ampere) e será alimentada por uma nova rede de alta tensão, interligada à rede de média tensão já existente. O objectivo deste projecto é aumentar a capacidade de recepção de produção na Rede Nacional de Distribuição (RND) e melhorar a qualidade do serviço na rede de média tensão a sul de Sines, sublinhou a empresa.
“Ao atribuir capacidade de ligação à rede RND, o projecto vai contribuir para a transição energética numa zona de grande procura”, destacou a E-Redes. Estas novas infraestruturas, acrescentou, fazem parte da estratégia de investimento e manutenção da rede elétrica da empresa, que visa melhorar o abastecimento de energia, aumentar a resiliência da rede, renovar e reabilitar ativos, além de promover a automação e digitalização na gestão da rede, e optimizar as operações.