Águas de Santo André avança com conduta de 11M€ para abastecer indústria em Sines

A Águas de Santo André (AdSA) vai adjudicar, em outubro, a construção da nova conduta adutora de Morgavel, em Sines, num projecto avaliado em 11 milhões de euros, destinado a reforçar o abastecimento de água à ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

A empresa informou, em comunicado, que o Tribunal de Contas já emitiu o visto necessário para a consignação da obra, cuja construção terá início em outubro, ligando a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Morgavel ao Reservatório de Monte Chãos.

Com um prazo de execução previsto de 520 dias, o investimento, segundo a AdSA, “representa um montante de 11 milhões de euros”. A nova infraestrutura terá cerca de 9,5 quilómetros e funcionará por gravidade, possibilitando o fornecimento de cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água industrial por ano à ZILS, “duplicando a capacidade actual de abastecimento”, explicou a empresa. A nova conduta será construída paralelamente à já existente, com uma interligação operacional entre ambas, o que, de acordo com a AdSA, permitirá garantir maior fiabilidade e redundância no sistema de abastecimento de água industrial ao complexo da ZILS.

“O investimento surge da necessidade de garantir a fiabilidade e a redundância do sistema de abastecimento de água industrial ao polo industrial da ZILS”, reforçou a empresa.

Com a conclusão da obra, a AdSA prevê “um aumento significativo da resiliência e fiabilidade do sistema de abastecimento de água industrial à ZILS”, além de reforçar a capacidade de resposta às crescentes necessidades de água no complexo industrial de Sines.

.

Deixe um comentário