Fábrica de baterias da chinesa CALB é Projecto de Interesse Nacional.

Segundo avança o Negócios, o projeto tem já o estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN), atribuído pelo Governo PSD/CDS- PP, tendo em conta as expectativas de um “forte impacto na economia nacional e local”. O investimento oriundo da China representa cerca de 2.060 milhões de euros, valor ligeiramente acima dos 2 mil milhões anunciados.

O Governo decidiu declarar de “imprescindível utilidade pública a instalação de uma unidade industrial de produção de baterias de lítio” na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), um projecto que está a cargo da empresa China Aviation Lithium Battery Technology (CALB).

A decisão está patente num despacho assinado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Manuel Monteiro Machado, e pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Miguel Ladeira Pereira, publicado esta quarta-feira em Diário da República.

Segundo ainda o Negócios, além desta declaração de “imprescindível utilidade pública”, que inclui a respetiva ligação do projeto localizado nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém à subestação elétrica da REN, o Governo condiciona com este despacho o corte de 410 sobreiros na área do projeto (7,66 hectares) “à aprovação e implementação do projeto de compensação, bem como ao cumprimento das medidas da declaração de impacte ambiental relacionadas com a desflorestação”.

Deixe um comentário