Lançados dados do Barómetro sobre Imigração em Portugal.

O Barómetro da Imigração, um inquérito alargado da Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgado esta terça-feira, revelou dados sobre a Imigração no nosso país.

68% dos inquiridos consideram que a “política de imigração em vigor em Portugal é demasiado permissiva”. Essa mesma percentagem concorda que os imigrantes “são fundamentais para a economia nacional”.

O mesmo estudo conclui que 68% dos inquiridos consideram que a “política de imigração em vigor em Portugal é demasiado permissiva em relação à entrada de imigrantes”, 67,4% dizem que contribuem para mais criminalidade e 68,9% consideram que ajudam a manter salários baixos. Ao mesmo tempo, 68% concordam que os imigrantes “são fundamentais para a economia nacional”.

No mesmo inquérito em que 42% dos inquiridos sobrestima o número de imigrantes em Portugal, a maioria é favorável à atribuição de direitos, como o direito de voto (58,8%), facilitação da naturalização (51,8%) ou dos processos de reagrupamento familiar (77,4%).

Este barómetro avaliou, pela primeira vez, o sentimento dos portugueses em relação aos provenientes da Índia, Nepal e Bangladesh (que representam apenas 9% do total de imigrantes), verificando-se que 63% quer uma diminuição, o que não sucede com mais nenhum grupo.

Deixe um comentário