
Honório Madeira representou uma parte importante da história do Vasco da Gama Atlético Clube, tendo falecido aos 80 anos.
Honório Madeira, ( também tratado por Nói), chegou ao Vasco da Gama Atlético Clube a meio da época 74/75, vindo do histórico clube de Moçambique, o Grupo Desportivo e Recreativo da Textáfrica do Chimoio, tendo sido internacional e capitão por aquele país tendo antes da passagem no continente africano, jogando no Desportivo de Beja, entre 1959 e 1966.
Quando a empresa italiana Condotte se radicou em Sines e assumiu o patrocínio do Vasco da Gama, nas épocas áureas do nosso“Vasquinho”, Rui, Noi e Victor (na foto de artigo), vestiram a camisola do VGAC.
Foi em Sines que se estabeleceu no pós 25 de Abril, representando como jogador nessa época e como treinador/jogador na época seguinte 75/76, onde desempenhou papel importante na subida à ll Divisão Nacional pela 1ª vez na História do clube.
Ainda não satisfeito com grandiosos feitos, na época seguinte já “só” com o cargo de Treinador Principal , lutou até a ultima jornada para subir ao escalão mais alto do futebol português.
Honório Madeira é um de três irmãos Madeira que na década de 70 brilharam ao serviço do Vasco, naquela que é a década dourada do clube, coincidindo com os seus irmãos Vítor e Rui Madeira como colega de equipa bem como treinador de ambos.
O Notícias de Sines presta as mais sinceras condolências à familia e amigos próximos.