
A Universidade Aberta e o Município de Sines assinaram no dia 16 de dezembro, no Centro de Artes de Sines, um memorando de entendimento tendo em vista a instituição de um Polo de Cultura e Ciência e da Cátedra Vasco da Gama nesta cidade.
O objectivo geral do polo e da cátedra é o de contribuir para a desenvolvimento de actividades de investigação científica e culturais sobre a figura e a época de Vasco da Gama. A sua acção será materializada na realização de eventos, na organização de cursos e de atividades formativas, na promoção da mobilidade de investigadores portugueses e estrangeiros e na concretização de projectos que contribuam para o desenvolvimento de Sines e do Alentejo, designadamente no âmbito de cursos de doutoramento, mestrado e licenciatura da Universidade Aberta.
De acordo com o memorando, as duas entidades comprometem-se a submeter à aprovação dos seus órgãos, até ao final de março de 2025, o protocolo com o plano de actividades e o modelo de funcionamento do polo e da cátedra.
A assinatura do memorando decorreu no contexto do simpósio “Vasco da Gama, Construtor da Globalização”, em que intervieram Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco, Alexandra Pelúcia, José António Falcão, Ricardo Estevam Pereira e Sandra Patrício.
A reitora da Universidade da Universidade de Estudos Internacionais de Roma, Mariagrazia Russo, foi presença especial em Sines.