
Será no próximo dia 30 deste mês que a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo organiza, no próximo dia 30 de janeiro de 2025, aquela que será a 4ª edição do ENPE – Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo.
Enoturismo é uma categoria de turismo gastronómico voltado para conhecer e apreciar o universo do vinho. Os roteiros e os passeios são focados com um único objectivo: Conhecer regiões que se dedicam à produção vitivinícola e experimentar os seus vinhos.
O evento terá lugar no Hotel Sines Sea View Business & Leisure, e irá ter especialistas, empresários, decisores públicos e outros profissionais do sector, com o foco no fomento de debates estratégicos, partilha de conhecimentos e networking.
Maria João de Almeida, Presidente da APENO, destacou a importância do encontro: “Este é um momento para refletirmos sobre o futuro do Enoturismo português, apostando na inovação e na internacionalização como pilares do crescimento sustentável do sector”. Entre as inovações a abordar está a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no Enoturismo, um tema central no evento.
A abertura do ENPE 2025 está marcada para as 9h30 e contará com intervenções, para além da Presidente da APENO, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que preside a entidade que é o principal patrocinador do evento.
José Santos realçou o papel do Enoturismo como um activo estratégico para as regiões: “Apostar neste segmento significa criar valor, preservar a autenticidade e atrair um turismo de qualidade”.