
Como já tinhamos noticiado a 23 de Dezembro, o nome mais bem colocado do MAIS, (a principal oposição do executivo PS ), era o nome do Vereador Gonçalo Naves que foi confirmado como o candidato do Movimento Independente a Presidente da Câmara Municipal de Sines.
Gonçalo Naves é sineense e foi em Sines que fez o caminho escolar básico, tendo depois feito o ensino secundário e universitário em Lisboa, cidade onde trabalha. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo obtido, pela mesma instituição de ensino, uma Pós-Graduação em Direito Público. É mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é aluno do doutoramento em Economia Política, no ISEG.
Profissionalmente, faz parte dos quadros da Mercer, empresa do grupo norte-americano Marsh & McLennan, um dos líderes mundiais em corretagem de seguros e gestão de risco. Dedica-se, nesta empresa, ao segmento de fundos de pensões e de investimento no mercado dos EUA. Antes disso, prestou, na mesma entidade, serviços de consultoria na área dos fundos de pensões a várias empresas do Reino Unido.
É autor do livro “é no peito a chuva”, publicado em 2017 pela editora sineense A das Artes. Foi orador convidado em dezenas de palestras e debates, nacionais e internacionais. Foi presidente da direção da Associação Cultural devaneio e fundador e diretor da revista com o mesmo nome. Foi, neste âmbito, um dos fundadores do programa “Por Linhas Enviesadas”, na Rádio Sines. Faz parte dos órgãos sociais de várias associações em Sines e na região, além de colaborar frequentemente com a Federação Portuguesa de Basquetebol, onde é cronista e comentador. Colabora, também, com outros órgãos de comunicação social regionais e nacionais, como o Setubalense ou o Observador.
Foi eleito vereador na Câmara Municipal de Sines para o mandato 2021-2025 e em 2024 tornou-se porta-voz do Movimento MAIS. No início de 2025 foi escolhido, por unanimidade, como candidato do Movimento Independente MAIS a Presidente da Câmara Municipal de Sines.