
Numa retrospectiva de 2024, o Notícias de Sines distingue o Teatro do Mar na área da Cultura.
O Teatro do Mar surgiu em Sines, Portugal, a 8 de Março de 1986, fundado por Julieta Aurora Santos (sua Directora Artística e Encenadora) e pelo malogrado Actor e Encenador Vladimir Franklin.
Os espectáculos reflectem, na sua generalidade, essencialmente sobre temáticas cujo enfoque é o homem contemporâneo e a sua condição existencial face a uma ideia de progresso e a consequente transformação da sua identidade e das suas memórias afetivas e culturais.
O Teatro do Mar já se apresentou em mais de uma centena de Festivais, com audiências de milhares de espectadores, em Portugal e em vários Festivais Internacionais de mais de uma dezena de países europeus e também no Brasil, tendo tido, muitas vezes, honras de abertura e encerramento dos mesmos.
A Companhia tem expandido ainda mais deade 2016, quando começou a organização do M.A.R, Mostra de Artes de Rua com o objectivo de promover as artes de rua e o circo contemporâneo como meio de sensibilização de novos públicos para o sector, preconizando uma oferta diversificada e abrangente, nas mais variadas vertentes artísticas: Teatro, Circo, Dança, Música, Performance e Arte Urbana. Faz parte da sua identidade atender à urgência da acessibilidade à cultura numa região descentralizada, ao mesmo tempo que promove a localidade e região.
Todo este trabalho, ao longo de quase 4 décadas, em prol da Cultura e sobretudo de Sines, que deve ser valorizado por todos nós, merece a nossa distinção com uma especial menção à sua Directora Julieta Aurora Santos.