
Segundo o Relatório da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a população estrangeira residente em Portugal aumentou 33,6% em 2023, em comparação com o ano anterior, totalizando 1.044.606 cidadãos com autorização de residência.
“Nas próximas semanas haverá uma revisão dos números, dos títulos de residência pedidos e emitidos, muito significativa”, frisou o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, na Antena 1.
Para o governante, os dados atualizados devem “basear uma discussão sobre a capacidade e como é que os serviços públicos estão a responder”, bem como da resposta da economia.
“O país saberá que os números com que estávamos a trabalhar até há uns meses foram largamente ultrapassados. Nós, quando entrámos no governo, já estavam muito mais imigrantes em Portugal”, frisou ainda.
O ministro detalhou que os números revistos reportam a um período antes do atual Governo estar em funções.”Havia uma pilha de 440 mil [processos] para tratar e que vão entrar. E isso são números [até] ao final de 2023. E até nós fecharmos a manifestação de interesse, também houve uma entrada muito volumosa”, explicou.