
As escolas iniciam hoje os testes das provas digitais para alunos inseridos no 4°, 6° e 9° ano, que vão ser feitas até ao final do mês.
O objectivo destas provas é iniciar a “familiarização” com a plataforma electrónica, fazer a avaliação da capacidade tecnológicas de cada ensino e analisar possíveis problemas para posterior resolução
FENPROF e S.TO.P emitiram pré-avisos de greves para este período de testes.As provas decorrem até dia 28 de fevereiro, sendo as escolas estabelecer pelas escolas. Neste período nicial, os alunos são testados ana disciplina de Português.
Elaboradas pelo Instituto de Avaliação Educativa, as provas-ensaio são obrigatórias e têm a duração de 45 minutos. No 1° período, as escolas deram conta de necessidades de reparação ou aquisição de 45.024 computadores. O secretário de Estado e adjunto da Educação, Alexandre Homem Cristo, acredita que haverá resposta para estes problemas.
Estas provas-ensaio começam a par de duas greves – convocadas pela FENPROF – Federação Nacional dos Professores e pelo S.T.O.P – Sindicato de Todos os Profissionais da Educação. Em causa as tarefas relacionadas com os testes, desde o secretariado à vigilância, ou à própria classificação. A paralisação abrange todos os docentes convocados para tarefas relacionadas com a avaliação. As estruturas sindicais condenam a imposição de provas adicionais.