
Sines recebeu, no dia 19 de fevereiro, uma comitiva da região da Wielkopolska Oriental, na Polónia, no âmbito de uma iniciativa de cooperação internacional organizada pelo Programa Regional do Alentejo – Alentejo 2030.
A visita contou com a presença da Agência de Desenvolvimento Regional de Konin e de representantes da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO), tendo como objetivo a partilha de experiências e a criação de novos contactos no contexto do Fundo para uma Transição Justa (FTJ).
A parceria entre a Wielkopolska Oriental e o Alentejo Litoral surge na sequência de uma candidatura aprovada pela Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, no âmbito da Plataforma para a Transição Justa da Comissão Europeia.
Ambas as regiões são beneficiárias do FTJ: Sines devido ao encerramento da Central Termoelétrica em 2021, e Konin devido à descontinuação das suas minas de carvão. Estas mudanças tiveram um impacto significativo nas respetivas economias locais, levando à necessidade de diversificação económica e reconversão profissional.
Através do FTJ, Sines e Konin estão a investir em setores como as energias renováveis e a inovação industrial, promovendo uma transição sustentável e equilibrada. No caso do Alentejo Litoral, os apoios destinam-se a impulsionar a diversificação da economia local, com enfoque nas energias renováveis, turismo e agroalimentar.
O encontro decorreu nas instalações da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e incluiu a apresentação de Operações de Importância Estratégica no âmbito do FTJ