Fundo para a Transição Justa une Sines e Konin

Sines recebeu, no dia 19 de fevereiro, uma comitiva da região da Wielkopolska Oriental, na Polónia, no âmbito de uma iniciativa de cooperação internacional organizada pelo Programa Regional do Alentejo – Alentejo 2030.

A visita contou com a presença da Agência de Desenvolvimento Regional de Konin e de representantes da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO), tendo como objetivo a partilha de experiências e a criação de novos contactos no contexto do Fundo para uma Transição Justa (FTJ).

A parceria entre a Wielkopolska Oriental e o Alentejo Litoral surge na sequência de uma candidatura aprovada pela Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, no âmbito da Plataforma para a Transição Justa da Comissão Europeia.

Ambas as regiões são beneficiárias do FTJ: Sines devido ao encerramento da Central Termoelétrica em 2021, e Konin devido à descontinuação das suas minas de carvão. Estas mudanças tiveram um impacto significativo nas respetivas economias locais, levando à necessidade de diversificação económica e reconversão profissional.

Através do FTJ, Sines e Konin estão a investir em setores como as energias renováveis e a inovação industrial, promovendo uma transição sustentável e equilibrada. No caso do Alentejo Litoral, os apoios destinam-se a impulsionar a diversificação da economia local, com enfoque nas energias renováveis, turismo e agroalimentar.

O encontro decorreu nas instalações da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e incluiu a apresentação de Operações de Importância Estratégica no âmbito do FTJ

Deixe um comentário