
A DST, grupo que obteve a empreitada do primeiro trecho para a duplicação do IP8, integrante da A26, que fará a ligação entre Sines e a A2, assinou um acordo com a empresa chinesa CALB, que vai construir uma gigafábrica em Sines, para a reciclagem de baterias e armazenamento estacionário.
Em comunicado, o grupo liderado por José Teixeira refere que este acordo visa definir “os principais termos dos serviços de reciclagem de baterias e de armazenamento de energia”. O acordo promoverá a colaboração em duas “áreas fundamentais”. Na produção de baterias, a colaboração entre o dstgroup e a CALB centrar-se-á em “desenvolver uma cadeia de valor circular sustentável entre o processo de fabrico de baterias e a recuperação de matérias-primas críticas para baterias, através da introdução de processos de reciclagem sustentáveis”.
“Estes processos permitirão a recuperação e reutilização da quase a totalidade (98%) dos resíduos de baterias provenientes da produção de baterias, garantindo reduções críticas na pegada de carbono dos processos de fabrico de baterias”, indicou o grupo.