
O premiado cineasta sineense Vicente Alves do Ó, ( que até foi recentemente reconhecido com a menção “Carreira” pelo Notícias de Sines criticou os critérios de ficção nacional da SIC e na TVI.
O reconhecido realizador publicou nas suas redes sociais, uma foto do núcleo familiar da novela ‘A Herança’, onde Mariana Monteiro e Tiago Felizardo fazem de pais de Joana Aguiar e mostrou a sua indignação.
Mencionou que: “O Daniel Oliveira da SIC e o José Eduardo Moniz da TVI deviam ser proibidos de fazer os elencos das novelas. Isto dura há anos e está cada vez pior. Aqui temos mais um exemplo . Temos nesta fotografia três actores da novela da SIC que está actualmente no ar. Na novela são pai, mãe e filha. As idades reais dos actores são, respectivamente: 35, 36 e 26. Ou seja, os pais foram progenitores da pequena aos 10 e 9”.
Vicente Alves do Ó pergunta o porque de haver tão jovens actores a fazerem este tipo de papéis.
Afirmou o realizador: “Porquê? Porque é que continuam a fazer isto?! Porque é possível ser mãe aos 9?! Não. Porque nesta ideia desesperada reside a última tentativa das televisões resgatarem os telespectadores que nos últimos 10 anos abandonaram as generalistas. É nisso que elas acreditam”
Apontou o dedo pelos critérios dos actores escolhidos ser efectuada com base no número de seguidores das redes sociais e não de acordo com outros factores como a idade ou competência
“Ou seja, escolhem-se actores e fazem-se elencos, com base nos seguidores de instagram e derivados. É isso que importa. Mais nada. Isto porque, numa situação normal ou mais real, uma rapariga de 26 anos ( como neste caso) teria uma mãe de 50… 55 anos para condizer com a norma e não com a excepção. Mas as actrizes de 50 ou 55 anos não têm esse poder nas redes e sendo assim, são arredadas para o canto, voltando apenas como avós modernas. Isto é ridículo, triste e injusto. Parem com isto! Parem!”, terminando o seu raciocínio.