
A Quadrante, empresa multidisciplinar de consultoria e projecto em Engenharia, Arquitectura, Ambiente e Sustentabilidade, vai efectuar o desenvolvimento de todo o projecto de execução de toda a infraestrutura de MAT – Muita Alta Tensão (MAT) para fornecer energia elétrica naquela que será a 2ª fase do SINES DC.
A empresa irá trabalhar em parceira com a Siemens Energy e a Conduril, e está responsável pelo projecto da subestação principal e duas subestações secundárias. A primeira terá uma potência elétrica de 1.63 GVA (Gigavolt-Ampere) e capacidade de receber 400 kV (kilovolt), sendo estes transformado para níveis inferiores de 150 kV e 60 kV, de acordo com as necessidades energéticas do data center e estará também preparada para receber futuros projectos de produção de energia renovável que contribuam para o elevado consumo de energia desta instalação.
As restantes subestações irão operar a 150/11 kV e 150/22 kV, possibilitando que a energia seja distribuída de forma mais eficiente e segura pelas várias infraestruturas do complexo. A par disto, serão também desenvolvidos os circuitos elétricos de 150 kV e 60 kV essenciais à interligação das subestações.
Esta prevista a conclusão para Junho deste ano, sendo que a construção irá contar ainda com o desenvolvimento de travessias para enquadrae 32 circuitos de MAT, que irão passar pelo futuro Gasoduto de Hidrogénio (H2) da REN Gasodutos e a linha férrea que liga com o Porto de Sines.