
A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., em colaboração com a Iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, esteve presente na Intermodal South America 2025, em São Paulo, que termina hoje.
O objetivo foi promover as oportunidades de comércio e investimento na região. A região do Alentejo reforça assim a sua aposta no mercado brasileiro, marcando presença neste evento, um dos maiores na área de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.
A missão teve como objectivos bem definidos: apresentar o potencial do Alentejo a empresários e investidores brasileiros, procurando estabelecer novas parcerias e dinamizar o comércio entre Portugal e o Brasil.
Pedro do Ó Ramos, Presidente da APS, destaca que “o mercado sul-americano apresenta um enorme potencial para o Porto de Sines, quer no que respeita ao reforço da movimentação de carga contentorizada, beneficiando das ligações regulares que já existem actualmente, quer no estabelecimento de Sines como hub para os granéis brasileiros, nomeadamente os grãos alimentares e o minério. “A presença na Intermodal é também uma oportunidade para divulgar projectos em áreas como a logística, com destaque para o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, e o setor agroindustrial, aproveitando o potencial do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. De realçar que a iniciativa Invest In Alentejo, coordenada pela ADRAL, e financiada pelo PR Alentejo 2030, tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo de promoção da região no estrangeiro, com resultados positivos na atração de investimento e no aumento das exportações.
João Grilo, presidente da ADRAL realçou que: “O Alentejo oferece um conjunto de vantagens competitivas únicas, desde a sua localização estratégica e infraestruturas de excelência até à qualidade dos seus produtos e serviços”, considerando que a Intermodal é uma plataforma fundamental para dar a conhecer estas mais-valias.