Dia da Polícia Marítima 2025 é em Sines.

Este ano, o Dia da Polícia Marítima será em Sines, de 10 a 14de setembro, em que irá ser celebrada a missão, história e compromisso com a segurança no mar.

Institucionalizada a 13 de setembro de 1919, após o final da 1.ª Guerra Mundial, a criação do então denominado Corpo da Polícia Marítima (CPM) surgiu da necessidade de se fazer cumprir um conjunto de disposições e determinações dos capitães dos portos relativamente à segurança da navegação e a visitas de navios e de embarcações.

O incremento do número de missões de fiscalização e de investigação e a evolução do sistema em que se encontrava integrado fizeram com que o Corpo de Polícia Marítima também evoluísse e se reestruturasse.Em 1984 a designação altera-se para a atual e mais tarde, em 1995, é criado o Estatuto do Pessoal da Polícia Marítima, diploma que institui a Polícia Marítima como uma força dotada de competência especializada nas áreas e matérias legalmente atribuídas ao Sistema da Autoridade Marítima.

Em 2014, a missão da Polícia Marítima expande-se para fora de território nacional. No âmbito dos compromissos internacionais, a força portuguesa integra a missão POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX, em apoio à guarda-costeira grega.

Deixe um comentário