Start Campus e Schneider Electric anunciam parceria para Sines.

A Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a Start Campus para fornecer e operar a instalação SIN01, com 26 MW, o primeiro edifício do projeto SINES DC, em funcionamento desde o 4° trimestre de 2024.

O SIN01 utiliza soluções da gama EcoStruxure for Data Centers e Sustainability Services, definindo novos padrões de resiliência e sustentabilidade para cargas de trabalho em IA, Cloud e GPU. Construída num antigo terreno industrial próximo de uma central desativada, a instalação foi projectada para máxima eficiência energética. Através de dados em tempo real e infraestrutura conectada, a Schneider Electric assegura fiabilidade, escalabilidade e operações eficientes.

“A visão da Start Campus para criar um dos maiores hubs de Data Centers de IA na Europa é algo sem precedentes, e para nós é uma honra ter colaborado com eles”, afirmou Jordi Garcia, VP da Schneider Electric. “Esta nova porta de entrada digital atrairá investimento e permitirá infraestrutura de IA sustentável para fornecedores de hiper escala e Cloud.”

O SIN01 integra soluções como UPS Galaxy VX, quadros elétricos sem SF6, monitorização térmica, sistemas EcoStruxure BMS, PME, e serviços 24/7, com apoio técnico permanente. A Schneider Electric também apoiou na definição de uma estratégia de aquisição de energia 100% renovável. “Estamos empenhados em criar infraestruturas digitais sustentáveis e preparadas para IA. A nossa colaboração com a Schneider Electric transforma a nossa forma de operar”, afirmou Robert Dunn, CEO da Start Campus.

O SIN01 é actualmente o maior Data Center do país. A sua localização estratégica em Sines, com acesso direto a cabos submarinos e rede energética renovável, posiciona-o como novo ponto de entrada digital na Europa.

A Start Campus anunciou um investimento de 8,5 mil milhões de euros para expandir o campus, sendo um dos poucos operadores europeus com mais de 1GW de energia garantida.

Deixe um comentário