
A reitora da Universidade de Évora (UE), Hermínia Vasconcelos Vilar, manifestou o desejo de aprofundar a cooperação com Sines, onde a instituição já realiza investigação através do Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR). As declarações foram feitas durante a iniciativa “Reitoria Aberta”, sob o tema “A Universidade de Évora e a Costa Alentejana: Conhecimento e Sustentabilidade”.
Na sessão, promovida em parceria com a Câmara Municipal de Sines, Hermínia Vilar destacou a relevância do CIEMAR, instalado na cidade, “que tem como principal objetivo a promoção e execução de atividades científicas, pedagógicas e culturais, com vista à melhoria do conhecimento do ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos, com especial enfoque na região costeira do Alentejo”.
A reitora referiu também que “se encontra em construção um novo edifício destinado a acolher esta infraestrutura, bem como os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e da Rede de Investigação Aquática (ARNET), reforçando assim a capacidade instalada e o impacto científico na região”.
Hermínia Vasconcelos Vilar sublinhou ainda que “a inovação e o conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento da região Alentejo, e naturalmente para o Alentejo Litoral”, dando ênfase à sustentabilidade como eixo estratégico.
Durante o evento, foi também mencionado o projeto “AL Percebe – Estado do percebe e alteração da gestão da sua apanha no Cabo de Sines: transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores”, coordenado por Teresa Cruz, docente da UE e investigadora do MARE-UE. O projeto, como explica a universidade, “visa conhecer e melhorar a situação atual da espécie percebe no Cabo de Sines, promovendo uma nova abordagem na gestão da sua apanha, através da transferência de conhecimento entre cientistas e pescadores, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos marinhos”.
A sessão incluiu uma mesa redonda dedicada ao tema “Costa Alentejana: Conhecimento e Sustentabilidade”, moderada por David Jacinto, investigador da UE, e contou com a participação de representantes da academia, autarquia, empresas, entidades ambientais e ensino local.
O encerramento ficou a cargo da reitora da Universidade de Évora. Estiveram ainda presentes investigadores de diversas unidades da UE, como o MARE/ARNET, CIEMAR, MED, ICT, CREATE, CIDEHUS, assim como da Agenda Mobilizadora NEXUS e da iniciativa EU GREEN.