
Entre os dias 18 e 26 de julho de 2025, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo assinala a sua 25.ª edição, celebrando um quarto de século de diversidade musical.
O cartaz conta com 49 concertos, protagonizados por artistas oriundos de quatro continentes.Entre os nomes de maior destaque já confirmados estão Youssou N’Dour, Julieta Venegas, Rokia Traoré, 47Soul, Orchestra Baobab e The Mystery of the Bulgarian Voices, figuras incontornáveis da cena musical internacional que integram o alinhamento deste ano.
A lusofonia também estará bem representada por Nação Zumbi, Lena d’Água, Ana Lua Caiano, Bonga, Capicua, Bia Ferreira e Roberto Chitsonzo, entre outros artistas de países de língua portuguesa.O festival prestará ainda homenagem ao músico jamaicano Max Romeo, inicialmente previsto no programa, mas que faleceu em abril de 2025. A sua memória será celebrada com um concerto de tributo.Em 2025, o FMM receberá músicos de 35 nacionalidades diferentes, incluindo, pela primeira vez, representantes da Bolívia, Gabão, Guatemala, Jordânia, Indonésia (Java) e da Somalilândia, um território com estatuto político não reconhecido oficialmente.
Tal como em anos anteriores, o festival tem início em Porto Covo, entre os dias 18 e 20 de julho, seguindo depois para a cidade de Sines, onde decorre de 21 a 26 de julho.Os bilhetes para os concertos noturnos no Castelo de Sines (de 23 a 26 de julho) já estão disponíveis para venda. Importa salientar que mais de 60% da programação será de entrada livre, mantendo o espírito inclusivo e acessível que caracteriza o FMM.