
As administrações dos Portos da Madeira (APRAM) e dos Portos de Sines e do Algarve (APS) estão prestes a assinar um protocolo de colaboração que visa o desenvolvimento conjunto de dois projectos focados na transição digital do sector portuário.
As duas entidades reuniram-se ontem para consolidar esta parceria. “É mais um passo concreto no processo de transição digital do Porto do Funchal”, explicou a presidente do conselho de administração da APRAM. Paula Cabaço sublinhou que “Sines é um porto de referência internacional, que está na vanguarda na área da digitalização”, destacando que esta cooperação reflecte o empenho dos Portos da Madeira em matéria de digitalização, descarbonização e transição energética. A responsável acrescentou que “temos vários projectos, no âmbito do PRR, que estão a ser desenvolvidos internamente, como o DUAL, o Green Ports Madeira, e outros com parceiros internacionais, como o SHIFT2DC”, reforçando que estas iniciativas se alinham com as metas de sustentabilidade ambiental estabelecidas pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Economia, para o sector portuário.
O protocolo contempla a participação conjunta nas plataformas ‘Dados Abertos’ e ‘Control Tower’, ambas integradas na iniciativa ‘Agenda Nexus’. Este projecto, com um financiamento de 91 milhões de euros, é liderado pela APS e agrega um total de 35 parceiros, com o propósito de impulsionar a transformação digital do sector.Segundo uma nota divulgada à imprensa, a plataforma ‘Control Tower’ irá proporcionar uma visão mais ampla, particularmente no segmento dos cruzeiros, permitindo à APRAM aceder a dados estatísticos relevantes sobre a sua actividade, bem como a ferramentas de previsão.