Repsol anuncia início da produção de biocombustíveis em Sines para 2026.

A Repsol tem planos para iniciar, em 2026, a produção de biometano e hidrogénio em Sines, no âmbito da sua estratégia de transição energética e reconversão das unidades industriais.

O projecto de biometano ( um gás renovável com características semelhantes às do gás natural ), mas produzido a partir de resíduos orgânicos como estrume, restos agrícolas ou alimentares, já se encontra preparado. No entanto, o seu avanço tem sido condicionado por outros investimentos atualmente em curso, nomeadamente a construção de uma nova unidade de reutilização de polímeros e a instalação de painéis solares, o que impactou o calendário previsto.

A produção em Sines insere-se no plano da empresa para transformar as refinarias em unidades dedicadas exclusivamente a combustíveis renováveis, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado), obtido a partir de resíduos orgânicos combinados com hidrogénio verde, gerado por eletrólise com energia solar.

A Repsol posiciona-se como líder ibérica na produção de combustíveis renováveis e aposta numa transição energética baseada em soluções tecnológicas diversificadas, com foco na sustentabilidade e inclusão.

Deixe um comentário