Teatro do Mar estreia “Inânia” | 27/28 Junho.

O Teatro do Mar irá fazer a estreia nacional da obra “Inânia’ nos próximos dias 27 e 28 de Junho, no Castelo de Sines.

Sinopse: Com dramaturgia e encenação de Julieta Aurora Santos, INÂNIA (do latim Inanis — vazio — significa “coisa sem importância”) é um espetáculo híbrido, que funde o circo com o teatro físico e a dança. Através de uma narrativa visual multidisciplinar, o espetáculo reflete sobre a “infância perdida”, como metáfora para o mundo contemporâneo. Abandoná-la não é apenas um rito de passagem, mas também reflexo de um processo de erosão interior que acompanha a lógica produtivista, acelerada e competitiva dos nossos tempos. Essa infância simbólica torna-se símbolo de um vazio existencial: uma ausência de conexão, de autenticidade, de capacidade de assombro, como se uma parte essencial da nossa humanidade estivesse irremediavelmente esquecida. A estrutura cénica, em INÂNIA, é um organismo mutante — instável e em constante reinvenção. Através do seu uso físico e simbólico, revela-se um espaço de construção coletiva e efémera, onde os intérpretes erguem, e reconfiguram caminhos, relações e territórios. Cada gesto de montagem, ou desconstrução, é também uma tentativa de criação de sentido e de busca, num mundo onde tudo parece instável e á beira do colapso.

Num tempo em que escalar se tornou sinónimo de vencer, as escadas em INÂNIA erguem-se como símbolos ambíguos: ora caminhos para o alto e para o sonho, ora estruturas instáveis e labirínticas que desafiam o corpo e a sua relação com o espaço. São como pontes entre mundos — entre o coletivo e o individual, entre a terra e o céu, entre a memória e o esquecimento.

Conceito, Encenação e Dramaturgia: Julieta Aurora Santos, Intérpretes e co-criadores: Carlos Campos, Douglas Melo, Joana Martinho, Joka Pereira – Assistência ao Movimento, Be Dias – Apoio à Técnica Circense, Workshop – João Paulo Santos, Assistência Técnica Ensaios – Luís João Mosteias, Cenografia & Design – Luís Santos, Construção – Luís Santos, Carlos Campos, Luís João Mosteias, Tomás Porto Figurinos e Adereços – Adriana Freitas – Assistência Pesquisa, Fábio Constantino – Costura Adriana Freitas, Maria José Meco – Banda Sonora Tiago Inuit – Desenho e Operação de Luz – Luís Santos Direção Financeira e Gestão Sónia Custódio – Produção Roberta Marques Assistência de Produção Ana Ferreira – Design Gráfico Carolina Velez – Fotografia de Cena Alípio Padilha – Teaser e vídeo integral Diogo Vilhena

Deixe um comentário