Portugal sobe um lugar e torna-se no 7.º país mais seguro do mundo.

Portugal subiu uma posição no “Global Peace Index” (GPI), passando do 8.º para o 7.º lugar, segundo o Institute for Economics & Peace (IEP), responsável pela elaboração anual deste ranking.

A entidade destaca que o país tem subido de forma consistente no índice nos últimos anos, reflectindo melhorias na percepção da criminalidade e na estabilidade política. A subida em 2025 evidencia, segundo o IEP, “o investimento contínuo no desenvolvimento social pacífico e na segurança interna”. Com uma pontuação total de 1.371, Portugal ficou atrás apenas da Islândia (que mantém o 1.º lugar de 2024), Irlanda (também mantém a posição), Nova Zelândia (que subiu dois lugares), Áustria (desceu uma posição), Suíça (também com uma descida) e Singapura (que manteve a mesma colocação de 2024).

Esta é a 19.ª edição do GPI, que avalia 163 Estados e territórios independentes de acordo com o seu nível de pacifismo, cobrindo 99,7% da população mundial. Apesar dos avanços pontuais, o relatório alerta que o nível global de paz “continua a deteriorar-se”, com muitos dos factores que antecedem grandes conflitos a atingirem os níveis mais elevados desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário