
Para além dos concertos, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2025 volta a alargar a sua oferta a outras formas de expressão artística, saindo dos recintos habituais da música para melhor conhecer o meio envolvente. A reflexão ocupa também um lugar de destaque num programa de iniciativas paralelas, especialmente dirigido a crianças e famílias, embora aberto a todos os públicos.
A primeira destas iniciativas tem início a 12 de Julho, no Centro de Artes de Sines, com a exposição “Balumuka! – Narrativa poética da liberação… ou ainda, Rebelião Poética Kaluanda”, dedicada às culturas contemporâneas de Angola. Esta mostra, patente até 18 de Outubro, é uma produção da Kizenji, com curadoria de Kiluanji Kia Henda e André Cunha.Segue-se a exposição “FIGURE OUT [Personagens de Literatura] Capítulo II”, da artista Ana Baleia, que apresenta esculturas têxteis inspiradas em personagens literárias. Esta exposição estará patente no átrio do Centro de Artes entre 19 de Julho e 24 de Agosto.
O projecto de divulgação científica Entremarés regressa para dar ao público a oportunidade de explorar a riqueza do mar de Sines. Inclui observações de animais e algas durante a maré baixa, bem como diversas actividades pedagógicas ligadas à biologia marinha. A iniciativa é organizada pela Universidade de Évora, através da Escola de Ciências e Tecnologia, do Laboratório de Ciências do Mar – CIEMAR, e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. O programa dedicado às famílias tem início em Porto Covo, nos dias 19 e 20 de Julho, com sessões do espectáculo “in do ~ histórias com o céu às costas”, apresentado pela Baileia e dirigido a todas as idades.
Nos dias 21 e 22 de Julho, às 17h00, o Pátio das Artes recebe dois debates. O primeiro, no dia 21, intitula-se “A Imigração e os Seus Vieses”, e conta com a moderação de António Brito Guterres e a participação de Priscila Valadão, Farid Patwary e Gracinda Luz. O segundo debate, no dia 22, abordará o tema “Música: Libertação e Independência”, com André Xina, Selma Uamusse e Roberto Chitsonzo, sob a moderação de Andreia Galvão.Ainda nesses dois dias e no mesmo local, entre as 10h00 e as 13h00, decorrem ateliês de cozinha nepalesa, orientados por um grupo de cozinheiras residentes em Odemira (grupo Didi Bahini), que ensinarão a confecção dos tradicionais momos – bolinhos recheados típicos do Nepal.No dia 22 de Julho, entre as 10h00 e as 12h00, Rosa Gonçalves orienta, na cafetaria do Centro de Artes, uma oficina de adufe e canto tradicional destinada a crianças a partir dos 7 anos. A mesma artista volta a actuar na tarde desse dia, com a primeira sessão de narração oral integrada no programa “Contos de Tantos Mundos”, à qual se seguem, nos dias seguintes, as participações de Benita Prieto (23), Estefânia Surreira (24) e Ana Sofia Paiva (25). Todas as sessões têm lugar às 15h00, no exterior do Centro de Artes de Sines.Um dos momentos clássicos do programa paralelo do FMM, os ateliês infantis com músicos participantes no festival, decorrem de 23 a 26 de Julho, às 11h00, no Pátio das Artes. Estes ateliês são destinados a crianças entre os 6 e os 12 anos e contam com os seguintes artistas convidados: Maria Mazzotta (23), Bia Ferreira (24), Fidjus Codé di Dona (25) e Roberto Chitsonzo (26).
Nos dias 24, 25 e 26 de Julho, às 15h00, inicia-se a iniciativa “O Outro FMM”, uma viagem aos bastidores do festival que permite aos participantes conhecer as áreas técnicas e compreender como se organiza o evento. Esta actividade é pensada para crianças e famílias e decorre no Castelo de Sines. Os bebés também têm lugar neste programa, com o espectáculo “Nana pelo Mundo”, apresentado pela Pedra Papel, a 26 de Julho, às 10h00, na cafetaria do Centro de Artes. A Feira do Disco, do Livro e do Cartaz realiza-se este ano nas instalações da Escola das Artes do Alentejo Litoral, entre 23 e 26 de Julho, das 16h00 às 00h00, com a presença dos parceiros Compact Records, Tradisom e O Homem do Saco. Neste mesmo local, terão lugar duas apresentações de livros: “Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo”, de Otávio Fonseca, no dia 23, às 15h00; e “Chuva de Jasmim”, da poeta palestiniana Shahd Wadi, residente em Portugal, no dia 26, também às 15h00. As inscrições são obrigatórias para as seguintes actividades: ateliê de cozinha nepalesa; oficina de adufe e canto tradicional; ateliês para crianças com artistas do FMM; “O Outro FMM”; e o espectáculo “Nana pelo Mundo”. As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas através do correio electrónico servicoeducativoCAS@mun-sines.pt ou pelo telefone 269 860 080.As actividades integradas no programa Entremarés requerem igualmente inscrição prévia (ver contactos específicos). Todas as restantes iniciativas são de entrada livre, sem necessidade de inscrição.