Entremarés : De 18 – 25 Julho.

Entre os dias 18 e 25 de julho de 2025 decorre mais uma edição do Entremarés, um conjunto de actividades de divulgação científica promovido por investigadores do CIEMAR – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, do centro de investigação MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e do Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network.

Dirigido ao público em geral, com especial enfoque em famílias e crianças, o programa inclui sessões ao ar livre e acções educativas em contexto de laboratório, com o objectivo de aproximar a ciência da comunidade e dar a conhecer a biodiversidade e os ecossistemas marinhos da região.

O programa arranca com “Maré na Praia”, a 18 e 20 de julho, na Praia dos Buizinhos, em Porto Covo, onde se exploram os organismos marinhos em maré baixa, com destaque para algas e animais que habitam o entremarés. No dia 22, na Praia Vasco da Gama, em Sines, a atividade “Mamíferos e Répteis Marinhos: o que são e por que dão à costa?” aborda os casos de arrojamento de cetáceos e tartarugas marinhas, explicando as ameaças que enfrentam e os procedimentos a adotar em caso de avistamento. A componente laboratorial desenvolve-se em várias sessões no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, em Sines. No dia 23, decorre “Reunião de Família: o Jogo das Conchas de Moçambique”, uma introdução lúdica à taxonomia, através de um jogo de cartas baseado na coleção do Professor António Martins Mendes. No dia 24, com “A Viagem dos Peixes Migradores”, as crianças são convidadas a descobrir, de forma interativa, os desafios enfrentados pelas espécies migradoras e o papel da conservação dos habitats aquáticos. Já no dia 25, a sessão “Percebes ou não percebes?” dá a conhecer o percebe, a sua morfologia, alimentação, reprodução e ciclo de vida.O programa inclui ainda duas sessões de “Yoga numa Poça de Maré”, a 19 e 25 de julho, em Porto Covo e Sines, respetivamente. Destinadas a crianças dos 3 aos 12 anos, acompanhadas por familiares, estas aulas são inspiradas nos movimentos e comportamentos dos animais marinhos que habitam os litorais rochosos.

As actividades são de acesso gratuito, requerem apenas interesse e curiosidade, e têm como objetivo estimular a literacia científica e a relação entre a ciência, o mar e a sociedade.

Deixe um comentário