
Foi na passada segunda-feira, dia 30, em sessão ordinária da Assembleia Municipal, apresentado um Voto de Louvor aos Trabalhadores do Terminal XXI por iniciativa e autoria do Movimento Independente MAIS e que foi votada por unanimidade dos eleitos das várias forças políticas ( PS, MAIS e PCP).
A Mocão afirma que: “…delibera aprovar o presente Voto de Louvor aos trabalhadores do Terminal XXI, pelo seu papel
absolutamente essencial, insubstituível e exemplar no desenvolvimento e consolidação do setor portuário no concelho de Sines.
Ao longo dos anos, os trabalhadores do Terminal XXI têm sido o verdadeiro alicerce sobre o qual assenta a atividade portuária em Sines. Demonstram, dia após dia, um profundo sentido de responsabilidade, profissionalismo e resiliência, atuando com elevado rigor técnico e espírito de missão em todas as fases da operação portuária.
Muitas vezes em horários noturnos, em turnos rotativos e sob condições meteorológicas adversas, estes profissionais garantem, com discrição e eficácia, a fluidez de um complexo sistema que movimenta milhares de contentores e serve como ponto fulcral nas cadeias de abastecimento nacionais e internacionais.
O seu trabalho, ainda que raramente visível aos olhos do grande público, é o verdadeiro motor do Terminal XXI e, por extensão, do Porto de Sines, sendo fundamental para afirmar a sua posição como o maior porto nacional em volume de carga contentorizada e como infraestrutura estratégica para o desenvolvimento económico de Portugal.
A Assembleia Municipal reconhece, com firme convicção, que o sucesso, prestígio e projeção internacional do Terminal XXI são indissociáveis do empenho, competência e dedicação diária dos seus trabalhadores. São eles que, através do seu esforço coletivo, da sua formação contínua e da sua capacidade de adaptação, garantem a excelência dos serviços prestados. Enfrentando diariamente desafios exigentes, respondem com coragem, rigor, e com profissionalismo, contribuindo não só para a economia local, mas também para o prestígio do concelho de Sines e para o papel de Portugal no comércio global.
Esta Assembleia valoriza profundamente esse contributo continuado, e expressa o seu público reconhecimento e gratidão a todos os homens e mulheres que fazem do Terminal XXI uma referência de excelência portuária…”
O Terminal XXI teve o melhor ano de sempre o ano passado com 1,9 milhões de TEU e este ano teve uma greve parcial entre 26 de maio – 6 de junho convocada pelo SIEAP.