
O Porto de Sines concluiu com sucesso a primeira operação em Portugal de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) entre dois navios, reforçando o seu posicionamento como hub energético e logístico de referência.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), informou que a operação do tipo ship-to-ship (navio-a-navio) envolveu um porta-contentores da MSC – Mediterranean Shipping Company e um navio de abastecimento de GNL. A operação teve lugar na passada sexta-feira, no Terminal de Contentores de Sines, envolvendo o navio “MSC Togo”, o primeiro a ser abastecido com GNL desta forma em território nacional, e o navio abastecedor “Avenir Aspiration”.
De acordo com a APS, foram transferidos aproximadamente 5.400 metros cúbicos de GNL — o equivalente a 2.376 toneladas — enquanto o porta-contentores permanecia em operação no terminal. O abastecimento foi realizado pela multinacional Axpo, especializada neste tipo de operações, com o apoio do agente local Wilhelmsen Port Services.A operação foi conduzida em estrito cumprimento das normas e procedimentos internacionais de segurança, contando com a colaboração das tripulações dos navios envolvidos, do concessionário do terminal XXI, a PSA Sines, da autoridade portuária, da autoridade marítima e da Reboport, responsável pela manobra de atracação.
A APS destaca que o gás natural é um combustível de transição crucial no caminho para a descarbonização, com uma crescente aposta no sector marítimo em navios movidos a GNL. Esta operação evidencia a capacidade do Porto de Sines para fornecer combustíveis alternativos a navios, promovendo uma redução nas emissões e reforçando a sua integração nos corredores marítimos verdes.
Para a administração portuária, trata-se de mais um passo na consolidação da posição internacional de Sines como polo estratégico nos sectores da energia e da logística.