Hidrogénio Verde em Sines arranca com entrega do 1° eletrolisador à Galp.

A Plug Power Inc., reconhecida mundialmente como referência em soluções para a economia do hidrogénio, e a Galp, maior empresa integrada de energia em Portugal, anunciaram a entrega do primeiro módulo de electrólise GenEco™ de 10MW destinado à Refinaria de Sines. É neste complexo que está a ser desenvolvido aquele que é apontado como o mais ambicioso projecto europeu de electrólise de hidrogénio com recurso a membrana de troca protónica.

De acordo com a informação divulgada, este equipamento constitui o primeiro de um conjunto de dez módulos idênticos, dotados de unidades de processamento de hidrogénio, cuja recepção em Sines deverá ocorrer até ao início de 2026. Uma vez concluída a instalação, prevista para a primeira metade do próximo ano, ficará assegurada uma capacidade total de electrólise de 100MW.

Recorde-se que, em Setembro de 2023, a Galp tomou a decisão de avançar com a construção de uma unidade de produção de hidrogénio verde com 100MW de capacidade, bem como de uma unidade destinada ao fabrico de HVO/SAF, num investimento global de 650 milhões de euros. Este esforço permitirá à empresa disponibilizar combustíveis de baixo teor carbónico para sectores como a aviação, o transporte marítimo e o transporte rodoviário de longa distância. As obras encontram-se em curso a ritmo acelerado, sendo este um dos raros projectos desta natureza efectivamente em fase de execução.

A Plug Power, pioneira na fileira do hidrogénio, já ultrapassou a marca dos 72.000 sistemas de células de combustível instalados, contando igualmente com 275 estações de abastecimento distribuídas por cinco continentes. Através de um ecossistema plenamente integrado, que cobre as áreas da produção, armazenamento, distribuição e geração de energia, a empresa tem vindo a desempenhar um papel determinante na consolidação da economia mundial do hidrogénio.

Deixe um comentário