APS vai gastar 90m€ em novo cais para fins civis e militares.

De acordo com uma entrevista concedida ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Pedro do Ó Ramos revelou que o Porto de Sines vai avançar com a construção de um novo cais no terminal multipurpose, concebido para servir simultaneamente fins civis e militares. O responsável pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve explicou que o estudo prévio já obteve aprovação e que o projecto de execução deverá estar finalizado no próximo ano. O investimento previsto ronda os 90 milhões de euros.

Segundo Pedro do Ó Ramos, esta nova infraestrutura permitirá dotar o porto de condições para responder a uma eventual utilização militar, assegurando que Portugal cumpre as metas assumidas junto da NATO no que respeita às despesas com a defesa. “A nossa expectativa é que nunca seja necessário utilizá-lo para fins bélicos, mas é fundamental estarmos preparados para essa eventualidade”, sublinhou.

Questionado sobre a natureza concreta do uso militar que o novo cais poderá vir a ter, o presidente da administração portuária afirmou não dispor dessa informação neste momento. “O que está definido é que o cais será construído com essa capacidade de uso dual; o tipo de utilização dependerá da evolução dos contextos internacionais”, explicou. Pedro do Ó Ramos acrescentou ainda que “o ideal seria manter essa possibilidade sem que fosse necessário recorrer a ela”.

Este projeto enquadra-se no plano Portos 5+, a estratégia nacional aprovada pelo Governo em julho, que define as linhas de desenvolvimento dos portos portugueses até 2035 e que, no caso de Sines, contempla precisamente o reforço da vertente dual, ( civil e militar ), agora em concretização.

Deixe um comentário