Porto de Sines. Derrame de combustível sem “qualquer impacto ambiental”

transferir.jpeg

O derrame de combustível no Terminal XXI do Porto de Sines, na passada quinta-feira, não provocou “qualquer impacto ambiental” e a operação de remoção estará  pronta esta semana, assegurou hoje a administração portuária.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) é uma das responsáveis ​​pelos trabalhos de limpeza de remoção do produto que estão a decorrer um bom ritmo.

“Trata-se de uma operação que requer cuidado”, Disse uma mesma fonte.

Segundo a APS, foram derramados cerca de 250 quilos de hidrocarbonetos, tendo o produto ficado “totalmente restrito à zona do cais do Terminal XXI”.

Os trabalhos em andamento implicam, entre outros, “limpeza da lateral do navio MSC Sandra e as barreiras de protecção que foram colocadas na água e que permitiram confinar o produto”, indicou a APS.

“O resto do cais ficou logo desimpedido na sexta-feira, entrando outro navio, e a barcaça de combustível também foi libertada”, acrescentou a administração portuária.

Em comunicado, na sexta-feira, a Autoridade Marítima Nacional, que é o capitão do Porto e comandante da Polícia Marítima de Sines, Manuel Sá Coutinho, foi dado “um alerta, cerca das 23:45” de quinta-feira, “para um incidente de poluição no Terminal de Contentores do Porto de Sines ”.

APS, que é responsável pela área portuária, apresentou “todos os procedimentos com vista à protecção, com a colocação de barreiras de contenção na área”, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

A operação de limpeza e remoção do produto, sob a coordenação da APS, também foi iniciada e, em paralelo, decorrem “as averiguações e o inquérito”, a cargo da Polícia Marítima, em articulação com o Ministério Público, para apurar “o que estará estado na origem do incidente ”, disse Sá Coutinho.

Segundo comunicado da Protecção Civil da Câmara de Sines e da APS, tratou-se de um “pequeno derrame” de hidrocarbonetos.

Deixe um comentário