
Em 2019, “Do Rio ao Mar sem Lixo” é o tema do Programa Bandeira Azul, e estão a decorrer, durante o mês de julho, acções de sensibilização ambiental em praias do concelho de Sines, projectadas segundo os critérios estabelecidos a nível nacional para a atribuição do galardão “Bandeira Azul”.
O maior desafio é continuar a apelar para o grave problema de grande parte do lixo marinho ter origem nas actividades terrestres, bem como para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e o mar.
Neste âmbito, estão a ser desenvolvidas várias actividades com o objectivo de sensibilizar para a preservação dos oceanos, que decorrem das 10h00 às 18h00, nos areais das praias Vasco da Gama (2 de julho), Porto de Recreio de Sines (5 de julho), Ilha do Pessegueiro (9 de julho), Porto Covo (11 de julho), Vieirinha (16 de julho) e São Torpes (18 de julho).
A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sines e do Centro de Ciência Viva do Lousal (CCVL), inserida no programa “A Mina Vai à Praia”.