País: Alunos do ensino profissional no ensino superior sem exames nacionais

phoca_thumb_l__mg_4589.jpg

Os alunos que terminem o ensino secundário através de cursos profissionais vão ter uma nova forma de acesso ao ensino superior – ao invés de realizarem exames nacionais como foram de ingresso, estes alunos vão ter de cumprir os critérios definidos pela instituição, na qual pretendem estudar, para os acolher. Esta medida foi discutida ontem no Conselho Coordenador do Ensino Superior e deverá ficar definida em abril, de forma a entrar em vigor já no próximo ano lectivo. Manuel Heitor, ministro da Ciência e Ensino Superior, citado pelo Público, avança que a medida será testada “como um projecto-piloto”, em todas as instituições. Os alunos terão de concorrer através da modalidade do concurso local, o que já acontece no acesso a algumas licenciaturas do ensino superior, como é o caso das áreas artísticas, em que existem pré-requisitos para que um aluno possa ser aceite. Esta medida surge como uma solução para o facto de os alunos do ensino profissional terem de se submeter a exames nacionais, tal como os alunos que ingressam em cursos de carácter geral no ensino secundário, que são sobre matérias que estes não abordam nas aulas.

Deixe um comentário